Atualização de Patrimônio - Maio 2020: R$ 117.287,89 (+17,84%)


Salve salve, honrados da blogosfera de finança!

Maio foi um mês longo e muito parado para mim. Depois da cirurgia que fiz em março, acumulei o tempo de recuperação com esse infame isolamento forçado devido ao tal Covid-19. Como trabalho numa faculdade, e vocês sabe como o pessoal de faculdade é preguiçoso, estou parado desde então, fazendo apenas uma coisinha aqui e outra ali. Aproveitando esse tempo para ler sobre Budismo, fazia tempo que não lia sobre e me fez muita falta. Já estudei muita coisa da Bíblia e do cristianismo, mas sempre que me dedico é como se faltasse algo, como se ele não fosse suficiente para responder questões filosóficas/ontológicas do meu self, algo que encontro facilmente no budismo. Porém como é um tanto difícil encontrar literatura de qualidade no assunto, apelei para um importado e gostei muito, é o The Wisdom of Buddha, de Anne Bancroft.

Nesses tempos de notícias ruins e movimentos financiados por bilionários que existem puramente para fazer o mal e difamar pessoas, é normal procurarmos uma "fuga" da realidade. Eu encontro essa fuga me concentrando em mim mesmo, procurando evoluir intelectualmente ou espiritualmente. É também tão importante quanto desviar os olhos da realidade que insistem em nos mostrar e nos voltarmos para as coisas boas ao nosso redor, como família, agradecer a saúde e os regalos que temos. Assim como muitos, não vejo mais notícias e só tenho noção do meu patrimônio quando venho fazer esse fechamento mensal.

E falando em fechamento, pela TERCEIRA vez volto a bater a marca dos 100k! Na primeira tive que tirar uma quantia para a compra do carro, recuperei e agora com o derretimento da bolsa, caí novamente. Esse mês recupero e espero que essa marca venha para ficar. Mas desde o início eu sabia que seria assim mesmo, é bom que a gente se diverte =D

Vamos à tabela:



Aluguéis recebidos em maio: R$ 280,32

Esse mês de junho recebi uma grana extra relativa a um processo na justiça. Como de costume essa receita irá todinha para os aportes.

Ainda com muito prejuízo em alguns ativos, vou torcendo para coisa melhorar e enquanto isso preparando minha reserva para alguma oportunidade futura. Como nosso amigo Gari Advogado comentou no último post dele, dias ruins esperam por nós, servidores públicos de baixo escalão. Assim como ele, tenho que procurar uma boa renda alternativa. Mas o quê?

Fecho o post com uma recomendação de playlist, uma série de vídeos do professor José Kobori. Ele explica conceitos essenciais de economia utilizando exemplos práticos, tornando a coisa muito agradável de aprender. Até para mim que já paguei uma cadeira de microeconomia na faculdade foi muito bom relembrar esses conceitos. Recomendo.


Forte abraço!

Jhonny

Comentários

  1. Tem conseguido aportar?

    O que tem me motivado nestes tempos é que sobra um pouco mais de dinheiro.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu to recebendo pra ficar em casa. Um dos meus principais gastos era com gasolina pra ir pro trampo, então reduzi muito minhas despesas mensais. Infelizmente surgiram alguns imprevistos então meu aporte continua o mesmo, cerca de 2k mensais.

      Nesses tempos sobra uma grana extra mesmo, faz o seguinte: assim que receber aporte logo, senão tu acaba gastando hehe. Valeu, abraço.

      Excluir
  2. Hahha que coincidência que você também tenha conhecido a Fábula do estado da ilha. Essa série de videos me fez amar mais ainda o estudo da economia e finanças. Eu assisti a uns 15 dias e fiquei apaixonado, me deu muitas percepções na minha vida em sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o canal dele está crescendo mais agora, por isso acabou aparecendo no meu feed. Com certeza o número de inscritos/curtidas deu uma subida esses meses e ele acabou ficando mais em evidência. O que é bom porque se tu compara com aquela galera de 20 anos que vem falar sobre mercado financeiro sorrindo e com fala dinâmica toda editada, é um oásis de bom-senso e experiência.

      Excluir
  3. Essa marca de 100k se chama energia, você fica enrolando nela, vai e vem várias vezes adquirindo energia e quando você menos vê o foguete dispara pra cima com grande potencia ahahhaa>

    Ouço os JK PodCast quase que instantaneamente quando sai, ele foi uma das inspirações pra criar o meu canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... vai que é energia memso, né?

      Esse podcast dele é muito bom, só vi os mais recentes mas já virei fã do professor. Por isso compartilhei aqui, pra mais gente conhecer. Bem-vindo à blogsfera (como blogueiro)!

      Excluir
  4. E aí, Jhonny!

    Estou ansioso por chegar o momento em que irei ficar sambando na casa dos 100K viu..hahaha
    Essa nossa bolsa tá muito estranha, não vejo tantos fundamentos pra estarmos quase de volta aos 100 mil pontos. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto Tardio. Você está mais perto do que longe, foco nos aportes!

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas