Atualização de Patrimônio - Novembro 2020: R$ 133.651,60 (+2,16%)


Salve salve amigos e colegas da finansfera.

Esse mês tivemos uma boa alta no ibovespa e também no IFIX, apesar disso os FIIs não desenvolveram bem e continuo na espera para recuperar meu prejuízo. Felizmente o ano já acabou então começa aquela sensação boa de recomeço e volta a normalidade.

Leituras de Blogs

Ultimamente a blogosfera anda um tanto animada, então farei um comentário ou dois sobre o que eu achei interessante.

O Jovem de Sucesso está tentando voltar ao mundo dos blogueiros. Ele foi responsável pelo Ranking até dezembro de 2018, de lá para cá postou muito pouco e agora diz que está de volta. Não sou daqueles que ficam dizendo "isso aí cara, continue postando!" e tal porque eu acho que se você tem vontade de escrever, escreva. É meio como fazer exercício físico, é ruim quando você não tem uma rotina ou motivação, mas é algo que faz bem no longo prazo. Quando estiver sem ideias, escreva sobre algo que você gostou, compartilhe e possivelmente alguém também gostará do conteúdo.

O Intendente Frugal também passou um tempo off e agora está numa situação interessante: investiu suas economias em um imóvel, e agora está(va) sem saber como contabilizar isso. Até onde eu sei ninguém aqui coloca no patrimônio outra coisa além de ativos. Eu por exemplo não vou colocar que tenho um carro ou uma casa na minha atualização mensal. Da mesma forma um apartamento, que apesar de valioso não vejo sentido em colocar nas planilhas. Primeiro que a liquidez é muito baixa, segundo que o valor do bem oscila muito e terceiro que se não vai alugar, e sim morar, não vejo como investimento. Um lar (home) é algo que não está a venda, e mesmo que seja o caso de vender, acredito que será para comprar outro imóvel com a mesma finalidade. Talvez na compra de um segundo imóvel, na intenção de alugar ou negociar, fosse interessante colocar os valores numa planilha, até mesmo para analisar o retorno do investimento.

O Mestre dos Centavos é outro que anunciou um hiato do blog em junho de 2019 e agora voltou, e com posts constantes. O Mestre é um dos blogueiros das antigas, que apesar de nunca ter tido um patrimônio muito alto (sorry, Mestre '-' ) tinha boas postagens e comentários, o que o tornou figura querida aqui na blogosfera. Atualmente está com textos literalmente do tipo crônicas, um estilo diferente mas divertido. Continue com as postagens!

O Engenheiro Investidor também deu uma sumida durante a pandemia mas recentemente retornou com as postagens. Aparentemente o ranking continua online, em uma versão mais clean, sem imagens nem muita formatação. Acho que ele ele está se adaptando para encontrar uma forma de manter as postagens constantes mas otimizando o trabalho. Está certo, porque realmente é bem trabalhoso manter o Ranking atualizado!

O Silvio Koerich não ressuscitou dos mortos, porém, assim como o Pobreta, aparentemente foi zumbificado. O blog está no ar com o endereço antigo, porém a única postagem nova data de setembro de 2019, apenas um link para 3 vídeos no youtube. Eu tenho um respeito muito grande pelo Silvio porque foi o primeiro blog que li, foi ele quem me fez enxergar a matrix e me despertou o desejo de fugir dela. Na época o blog já havia sido fechado devido a uma polêmica envolvendo o Koerich, então tive que ler o blog por meio de um pdf com o backup das postagens. Não sei desde quando o blog está disponível, mas pra mim foi uma surpresa. Alguém sabe de algo?

Dois caras que sempre se mantiveram na ativa e eu gosto de acompanhar são o Gari Advogado e o Peão Playboy. Mesmo com posts curtos, a constância e o conteúdo faz com que o blog fique interessante.

Finanças

Bova e Small estão finalmente no positivo com uma boa margem, porém os FIIs estão uma vergonha. Pelo menos temos o consolo dos aluguéis mensais. Ainda assim são 8k de prejuízo :(

Esse mês comecei uma mini-reforma na casa do meu irmão que estava parada (sem alugar), morarei lá com a digníssima e com isso tive aumento dos gastos. Por isso não fiz aporte a despeito da grana extra do décimo terceiro que entrou esse mês. Da uma tristeza após esses anos todos passar o mês sem aportar, mas eu quero pagar para ver o que pode ser os últimos capítulos de minha novela pessoal. Quem sabe em um post futuro falo sobre o assunto. Seguem os números:



Alô, Engenheiro Investidor, atualize meus valores anuais para não ficar aquele monte de "zeros". Agradecido ^-^

É isso. Será que dezembro pode trazer alguma mudança boa? Poderá Trump reascender à presidência? Irá Guedes reduzir impostos? Durará a Argentina mais um ano? Teremos vacina obrigatória? Bolsonaro terá aulas de como falar menos e melhor? 

Abraço!

Jhonny

Comentários

  1. Fala Jhonny!

    Obrigado pela menção e você está certo, eu enxuguei alguma coisa no ranking e ainda sim é trabalhoso. Infelizmente o trabalho que dá não tem retorno e precisamos nos adaptar.

    Vou tentar atualizar o seu anual, consegue me mandar um email com os valores para facilitar?

    oenginvest@gmail.com

    E parabéns pelo positivo mensal nas suas finanças! Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas