Atualização de Patrimônio - Março 2021: R$ 141.766,13 (-0,76%)

 Fala rapaziada!

Esse mês me desfiz das minhas ações, agora estou com um caixa gigantesco parado na Nuconta. Estes últimos meses estou bastante apático em relação a qualquer coisa, eu não estou bem não cara. É como se nada fizesse sentido e eu vivo cada dia meio que apenas esperando o dia acabar.

Parte disso eu vejo como causa o trabalho remoto. Sem o ambiente de trabalho, de estar vendo gente diferente todo dia, tudo fica estranho e monótono. Não vou dizer que estou com depressão ou algo do tipo, porém não tenho ânimo para tocar um projeto grande para frente. O segundo motivo foi o problema em meu casamento em janeiro. Minha mulher saiu de casa, depois nos acertamos e nos mudamos para uma casa só nós dois. Os gastos aumentaram exponencialmente e esse mês não sobrará nada para aporte.

Desde que passei no meu concurso atual e me interessei por finanças, aportar mês a mês é como subir um degrauzinho de cada vez. Não me importa muito se o aporte é pequeno, ou se a escada não é muito alta. Não me comparo com os milionários aqui da blogosfera e além, não tenho essa ambição (e não desmereço quem tem) porém todos nós sabemos a importância de se construir patrimônio, de ter uma reserva de emergência, de ter projetos e tentar ser uma melhor versão de si mesmo.

Por isso esse final de março, quando eu vi os números e percebi que gastei tudo que tinha e mais um pouco (pela primeira vez em anos), aquela apatia se transformou em tristeza. Agora eu me vi na corrida dos ratos. Eu tenho que ganhar mais, pra ter uma condição melhor de vida. Aumentei meu custo de vida, portanto tenho que trabalhar mais, ou pelo menos receber mais dinheiro. Eu desejo a mim mesmo que encare isso de uma maneira realista (positiva), como aquele mosquitinho que nos pica e nos faz sair do lugar, que essa situação me dê mais ânimo para correr atrás de novas fontes de renda 


O economista e youtuber José Kobori comentou sobre a famosa lista da Forbes e o grande aumento do número de bilionários no Brasil. Porém não é só por aqui, no mundo todo houve esse aumento e na verdade chegamos a um número recorde. Não precisa ser gênio para perceber que não se trata de criação de riqueza, mas de aumenta na concentração de renda.

Falo isso porque vejo essa recuperação da bolsa brasileira com desconfiança, e estava esperando essa alta que estamos vendo esse início de mês para sair da renda variável. O Peão Playboy falou de forma um tanto caricata e exagerada nesse post aqui sobre a ansiedade e o tempo que as pessoas perdem analisando o mercado. De forma parecida, eu decidi não mais ficar na posição de investidor, temendo algum escândalo ou algo ligado ao covid ou mercados internacionais, ou uma nova variante do vírus fudendo ainda mais a economia, ou qualquer outra coisa. Realizei meu lucro e deixei somente as FIIs por conta do aluguel e da desvalorização que tiveram. Acho muito bacana essa coisa dos dividendos mensais sem incidência de IR.

A verdade é que não tenho estudado quase nada sobre o mercado, raramente vejo algo na área de finanças, então estava incomodado em deixar meu patrimônio na mão do acaso. Como disse Buffett, os riscos surgem quando você não sabe o que está fazendo. E de fato mesmo sendo um ETF, eu não sabia muito o que esperar do mercado. Bom, agora só me resta colocar as ideias no lugar. Espero que esse mês seja diferente, que eu consiga olhar para trás e dizer que fiz algo bom.

Segue a tabela. Ainda rumo aos 150k, pense no prejuízo.


É isso, guys. Abraço a todos, fiquem bem.

Jhonny

Comentários

  1. Não entendi pq vendeu as ações e girou o patrimônio

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu caro Scant, a verdade é que nem eu sei direito hehe.

      Excluir
  2. Valeu por ter me citado Jhonny. Acho que você fez certo, e acho que se você quiser pode ficar mais posicionado ainda em FII. Acredito que seja um investimento bem mais tranquilo que Bolsa.

    Até porque, como você disse, você não está motivado para tocar algum tipo de projeto por fora. Eu sei oque você está passando, e você pode ter certeza que isso é mesmo efeito de isolamento social.

    O Ser humano foi criado para ter conexão com outros seres humanos, apartir do momento que nos desconectamos deles, nossa mente fica doente e entramos em depressão e perdemos o sentido da vida.

    Esse video do Felipe Torres é SENSACIONAL e explica muito bem isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=05-aUKLUVeg&t=925s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela sugestão, Peão, vou conferir o vídeo. Planejo sim comprar muito mais cotas de FIIs, vou esperar o preço baixar um pouco. Até mais meu nobre.

      Excluir
  3. Jhonny, meu xará, que pena que você nesta fase de tristeza, e tenha vendido suas ações.
    Mas você fez o que é certo, pois cada um deve ter a carteira de investimentos que dá mais tranquilidade.
    Focar nos FIIs com certeza vai reduzir as oscilações da carteira, e a sensação de rendimentos mensais é muito boa.

    Espero que em breve você esteja melhor e tocando a vida. Como sugestão, busque alguns textos sobre Estoicismos, que podem te ajudar a focar naquilo que está a seu controle, ignorando os ruídos e tranquilizando a sua mente.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala João, seja bem-vindo. Eu adoro ler sobre filosofia e religião, já li alguma coisa sobre o Estoicismo e vi algumas propagandas sobre isso no youtube, vou parar para ver algum vídeo sobre o tema. Eu curto muito o Zen, mas de um ou dois anos para cá deixei um pouco de lado. É algo que sinto falta e estou retomando aos poucos. Valeu, abraço.

      Excluir
  4. O que aconteceu com o blog do engenheiro investidor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anon, o site dele agora é domínio próprio mas aparentemente está off. Não sei muita coisa.

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas